sexta-feira, 17 de junho de 2011

Prestação da casa

No nosso orçamento mensal familiar que publicámos aqui neste post podemos ver a prestação da casa a encabeçar a lista de despesas mensais.

A prestação da casa representava de facto a maior percentagem do nosso rendimento familiar e tínhamos de tentar reduzi-la.

Entrámos em contacto com a instituição de crédito através do nosso balcão para sabermos as actuais condições do nosso crédito. Verificámos que o spread* estava muito elevado e que o prazo máximo do contrato podia ser estendido por mais alguns anos.

Negociámos então com a instituição bancária, através do nosso gestor, a redução do spread. Propuseram-nos adquirir 3 produtos para obtermos uma boa redução no spread.

Entre diversos tipos de contas, seguros e outros serviços, decidimo-nos por uma conta-ordenado sem custos de manutenção e a domiciliação gratuita de 2 pagamentos de serviços: agua e electricidade. Optámos também pela extensão do prazo do crédito até ao seu limite legal.

Este processo demorou cerca de 3 meses a estar concluído mas foi bastante compensatório pois conseguimos uma redução da prestação para metade do valor que pagávamos para além que, com a extensão do prazo o banco reviu as condições tendo em conta o aniversário da escritura o que fez com que nos devolvesse algumas centenas de euros!

* spread - lucro que a instituição de crédito retira do negócio em questão

Sem comentários: